quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Entregando a encomenda num virar de página
Está é uma mídia revistas veiculada no Japão, a agência criadora foi a Xangai J & J Advertising Co. e o cliente a DHL (Líder mundial nos serviços de logística e frete express).
Numa folha transparente, está impresso dos dois lados o entregador da DHL segurando o pacote a ser postado. Num simples folhear de página, a mercadoria sai da mão do remetente e chega às mãos do destinatário. De tão simples parece bobo, mas o conceito de rapidez da entrega explode na cara de qualquer leitor, fora a interação que a folha transparente proporciona para quem folheia a revista.
Uma ótima propaganda, mas que fora do Japão, talvez devesse ser reestruturada. Isto porque, no Japão, os livros e revistas são folheados da maneira inversa da nossa (eles passam as páginas da esquerda para a direita e não da direita para a esquerda como nós). Já o “processador cerebral” humano, lê informações e compila os dados de qualquer coisa (Imagens, textos, palavras, HQs, gibis, etc.) da esquerda para a direita e de cima para baixo. Portanto, numa revista do Brasil, ao abrir a página da campanha, o entregador se encontraria do lado direito da revista, ao folhear, ele traria a encomenda para a esquerda. Os exotéricos e supersticiosos recomendam evitar esse movimento “retrogrado”, de trazer algo da direita pra esquerda. Na publicidade talvez não seja diferente, ao invés de gerar primeiro a idéia de LEVAR uma encomenda, pode-se despertar primeiro a idéia de DEVOLVER. Todo caso, o vai e vem do entregador e do pacote só depende da vontade do leitor em passar e voltar a folha. Basta não nos prender na questão da primeira impressão, aquela que fica.
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